Impressoras e impressão com o DOC-Web
19.08.2004

Seguem abaixo algumas considerações sobre impressão de documentos nas serventias de Registro Civil usuárias do sistema DOC-Web:

a) É tácito afirmar que, sem sombra de dúvidas, dentre as 3 tecnologias mais acessíveis de impressão hoje existentes no mercado - laser, matricial e jato de tinta - esta última é impraticável para o trabalho em cartório. Embora a impressora em si tenha um preço bastante acessível, o valor pago pelo consumível (cartucho de tinta) aliado ao seu baixo rendimento, faz com que esta tecnologia seja a primeira a ser descartada. O valor do líquido de impressão chega a custar mais (bem mais, aliás) do que caros perfumes ou uísques importados. Resumindo: descarte a possibilidade de uso de uma impressora jato de tinta, a menos que sua serventia tenha realmente muito pouco movimento (digamos 10 registros por mês).

b) Recomendamos o uso de impressora laser para todo o trabalho que é expedido, ou seja, que chega às mãos do usuário. Trata-se de uma impressão de melhor qualidade, e isso afeta diretamente a percepção de bom atendimento de quem se relaciona com seu Ofício Registral.

c) Recomendamos nos termos (nascimento, casamento, etc) o uso da tecnologia matricial, visto que o livro com folhas impressas a laser, se armazenado na horizontal, poderá, pela pressão do peso, fazer com que as folhas grudem com o tempo. Este problema é minimizado com a armazenagem dos livros na vertical.

d) Para quem quer ficar na impressão à laser, pode-se conseguir uma economia maior de toner utilizando, por padrão, a opção de impressão mais econômica disponível no driver da impressora. Normalmente esta opção não é a selecionada, o que ocasiona um gasto maior neste material consumível. Mude este padrão de maneira que a maioria dos documentos seja impresso com economia e, na hora de imprimir certidões, selecione o padrão normal, para que a impressão seja de melhor qualidade.

e) Para aqueles que desejam uma economia maior, mas com impressão de qualidade, existe a opção das impressoras matriciais de 24 agulhas (exemplo: Epson LQ-680 Pro). Esta impressora tem o inconveniente de ser cara e emitir um ruído maior do que a laser, em compensação a qualidade é superior à apresentada pela conhecida Epson LX-300, cujo cabeçote tem apenas 9 agulhas. Além disso, a velocidade também é maior (413 cps) e o custo de impressão menor, pois usam fitas e não toner.

f) Não aconselhamos o uso de matriciais 9 agulhas (como a Epson LX-300), que são perfeitas para ambiente MS-DOS, mas que apresentam lentidão na impressão via Windows.

g) Falando especificamente do DOC-Web, quanto ao uso de caracteres de outros idiomas informamos que no DOC-Desktop não é possível, mas no DOC-Web sim, com restrições, visto que foi feito para o Registro Civil brasileiro. Hoje se hoje você digita o nome JOSÉ no DOC-Web a impressão será feita corretamente, assim como as buscas efetuadas usando as seqüências JOSÉ ou JOSE. Se for usado caracteres estranhos ao português, por exemplo, ŸVES, a impressão sairá correta (o que importa para o cliente), mas a busca só dará resultado se for digitado o ŸVES nesta forma, pois a letra Y-com-trema não será convertida para simples-Y durante a busca. Alguns outros caracteres são aceitos, como Ë, Ï. Estando ciente deste detalhe, pode-se registrar pessoas com caracteres estranhos à lingua portuguesa.

Informações