Datacenter onde está o DOC-Web obtém certificado internacional
13.01.2011
ALOG é a primeira do Brasil a ter certificado internacional de operação de data centers

Curso internacional da Uptime Institute permite que os data centers da empresa sejam mantidos e operados dentro de padrões internacionais necessários para prestação de serviços de Cloud Computing e Hosting Gerenciado

A Alog é o único datacenter do Brasil a ter profissionais especialistas em disponibilidade de datacenter, certificados pela ATS (Accreditation Tier Specialist) do Uptime Institute, referência mundial em qualidade e alta disponibilidade de infraestrutura e serviços. O curso aconteceu em dezembro em Seattle, nos Estados Unidos, e dá à Alog a garantia de que seus data centers sejam operados e mantidos dentro dos padrões internacionais necessários para a prestação de serviços de cloud computing e hosting gerenciado, aumentando a segurança, disponibilidade e confiabilidade dos serviços oferecidos pela empresa.

“A presença de profissionais aplicando os conceitos de padronização de boas práticas para a operação e manutenção de data denters possibilitará à Alog, no futuro, conquistar a Certificação do Uptime Institute também para Operação e Manutenção de Data Centers”, explica Peter Catta Preta, diretor de Infraestrutura da Alog, que foi certificado juntamente com Victor Arnaud, diretor de processos e produtos, e Rafael Carvalho, gerente de projetos da Alog.

O Uptime Institute corrobora o pioneirismo da Alog quanto à certificação. \"A Alog não é apenas a primeira empresa do Brasil a ter profissionais certificados como Accredited Tier Specialists. A empresa também é a que enviou um maior número de profissionais para participar do curso entre todas as companhias de 13 diferentes países. Parabenizamos o time da Alog e a empresa por seu compromisso de oferecer continuamente melhorias em seus serviços de data center”, afirma David M. Manning, diretor senior do Uptime Institute Professional Services.

Ele lembra que o pioneirismo com esta certificação é ideal, principalmente neste momento em que a Alog está em processo de construção de seu terceiro data center. Algumas empresas buscam a certificação Tier 3, mas ela de nada adianta se a infraestrutura não for operada e mantida por profissionais que obedecem os padrões internacionais de disponibilidade e confiabilidade. “Um profissional deve ser capaz de diagnosticar com facilidade o status de um datacenter e sugerir possíveis melhorias, de acordo com as boas práticas determinadas pelo Uptime Institute”, explica.

O diretor de Infraestrutura da Alog destaca que o novo data center da companhia já tem processos encaminhados para a conquista do Tier 3 e que o curso é fundamental para que a empresa conquiste o GOLD Operational Sustaintability, que certifica o sistema de gestão criado e mantido para administração do datacenter.

De acordo com Catta Preta, o Accreditation Tier Specialist é fundamental para o mercado como um todo porque ainda há uma lacuna quando o assunto é a padronização de boas práticas para operação e manutenção de data centers. “Hoje, a operação e manutenção da grande maioria dos data centers é baseada em critérios e procedimentos utilizados em instalações não críticas e que são adaptados para serem utilizados em instalações desta natureza, caracterizando um grande risco de falhas”, explica.

A Alog sempre apostou em treinamento de seus profissionais, tanto que 85% da equipe técnica é certificada e há, no total, mais de 250 certificações na empresa. Anualmente, a Alog investe mais de R$ 1 milhão em treinamento de seus profissionais. Para entrega dos serviços de TI, a Alog segue as orientações do ITIL e tem qualidade assegurada por um sistema de gestão certificado pela ISO 9001:2000, tendo ainda recebido o selo SAS70 nível II – regulamentação norte-americana complementar à Lei Sarbannes-Oxley e obrigatório a todas as empresas de TI cujos clientes possuam ações na Bolsa de Nova York.

Informações